Notícias

Camboriú é destaque nacional em gestão
17/07/2019
Compartilhar:

O Índice de Governança Municipal (IGM), levantamento anual feito pelo Conselho Federal de Administração (CFA), trouxe recentemente Camboriú como um dos destaques, entre os mais de cinco mil municípios brasileiros analisados, agrupados em oito categorias, com base de dados de 2018. A classificação no ranking levou em conta três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Com índice de 7,33, a cidade está inserida no 5ª grupo, que analisa municípios de 50 a 100 mil habitantes, PIB per capita de até R$ 20.400 e área territorial de até 62 mil km². No Brasil, das 175 cidades com essas características, Camboriú aparece na 20ª posição em sua categoria, se destacando como a primeira Catarinense.
 
Conforme o tecnólogo em gestão pública, Marcelo Gomes da Silva, os dados foram compilados de 2016 a 2018, com base do sistema do Governo Federal, sendo pulicados em maio de 2019. As informações foram elaboradas a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras. A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como: STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realiza-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, é possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. 
 
“Desde que assumimos a prioridade é mantermos nossos sistemas de informações sempre de transparentes e atualizados. Este indicie aponta que estamos no caminho certo. Agora, com base nestes números apresentados poderemos comparar dados de outros municípios, na mesma situação, e trocarmos experiências em boas práticas para elevarmos ainda mais a qualidade de vida de quem mora em Camboriú”, avaliou o prefeito Elcio Rogério Kuhnen. 
 
A avaliação
 
O Índice de Governança Municipal foi lançado em novembro de 2016 pelo CFA, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados.
 
Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).
 
Nestes encontros, foram identificadas oportunidades de melhoria do índice e, em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios.
 
 
Prefeitura já recebeu quatro prêmios
 
Em março deste ano a Prefeitura de Camboriú também recebeu da Rede Cidade Digital (RCD) o título de Prefeito Inovador. O prefeito foi homenageado devido a parceria firmada com a Polícia Militar para melhorar a iluminação pública do município com o projeto “Iluminando Vidas”. A entrega do título aconteceu durante a 4ª edição do Congresso Catarinense das Cidades Digitais, em Criciúma.
 
Outro prêmio foi conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela implantação do Programa Qualifica - Mandato de Excelência - desenvolvido pela Escola do Legislativo e Fundação Escola de Governo (ENA). 
 
A iniciativa foi inédita no país e possibilita aos municípios a aplicação de ferramentas de gestão em diferentes áreas, como captação de recursos, saúde, desenvolvimento em agricultura familiar e gestão de projetos, além da implantação do Portal da Transparência, a Lei de Transparência, o Pregão Eletrônico nas compras e não fazemos mais carta convite.
 
Outro prêmio importante para a cidade é o Destaque em Gestão Ambiental Municipal. Evento realizado pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, na cidade de Campinas (SP). Camboriú se destacou como uma das poucas cidades do Brasil que têm políticas sérias voltadas para o Meio Ambiente e bem estar da população. 
 
 
 
Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS