Notícias

Camboriú realiza 3º Encontro dos Rizicultores
01/08/2019
Compartilhar:

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Agricultura, e a Epagri realizaram nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, o 3º Encontro do Rizicultores, no Rancho do Tinho. O evento teve apoio da Sicredi e Cravil, e marca o Dia do Colono, comemorado dia 25 de julho. Durante o Encontro foi realizada a entrega oficial do novo trator para da frota da Secretaria de Agricultura - veículo de grande porte que será utilizado nas arrozeiras.

Uma palestra, para os produtores de arroz de Camboriú sobre a Outorga da Água, abriu o evento. O palestrante foi o engenheiro agrônomo da Epagri, César Augusto Lodi. Ele explicou aos rizicultores como será o processo de Outorga da Água. Atualmente os produtores têm um cadastro de usuário de água. A partir do ano que vem o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Camboriú vai exigir a outorga da água – documento de autorização fornecida pelo Comitê aos produtores.

De acordo com o palestrante a Outorga da Água é para gerenciar o uso dos recursos hídricos, assim como estimular a proteção desse líquido precioso.  “O comitê foi criado para regulamentar e ordenar o uso da água, promover estudos e debater sobre o tema. Existe uma hierarquia no uso dos recursos hídricos e o comitê é responsável para que essa ordem seja mantida. Vamos dar apoio técnico aos produtores para que eles forneçam a documentação necessária e recebam a Outorga”, explica Lodi. Segundo ele, a ordem do uso da água prioriza em primeiro lugar o consumo humano, em segundo os animais e terceiro lugar o uso para a produção rural.

A tarde foi reservada para a parte festiva, com almoço, campeonato de dominó e café colonial.

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS