Notícias

3ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne cerca de 100 pessoas em Camboriú
29/08/2019
Compartilhar:

Melhorias para os moradores de Camboriú foram apresentadas na 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Cerca de 100 pessoas, estiveram presentes. A Conferência, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação, foi realizada nesta quarta-feira, dia 28, no plenário da Câmara de Vereadores.

Após a palestra sobre mobilidade urbana, realizada por Emerson Dias Gonçalves, os moradores fizeram algumas solicitações como a adequação das calçadas da cidade, incluindo o piso tátil para os deficientes visuais. “Já existem vários pontos da cidade com esse piso, mas ele precisa ter um padrão e ser colocado em mais pontos da cidade”, comenta Lucimar Cainelli Machado, presidente do Conselho. Também foi solicitado a retirada dos postes que estão no meio das calçadas. Além disso, pediram que haja melhorias no transporte público.

O outro tema debatido foi a questão dos idosos e deficientes no mercado de trabalho. A palestrante Suzane Imbrunisio, da instituição Gerar Foz do Itajaí, apresentou sugestões à comunidade para serem inseridos, através do sistema de aprendizagem, que auxilia jovens, deficientes e idosos a como se portar no emprego, o que deve ser feito e em qual área querem atuar.

Com isso, os moradores solicitaram que os órgãos responsáveis fiscalizem as empresas de médio e grande porte do município, pois a Lei de Aprendizagem afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes, e que a porcentagem seja de 5 a 15% no quadro de funcionários.

“Eventos como este são essenciais para apresentar mudanças necessárias para nosso município. Temos que dar mais atenção aos portadores de deficiência, pois por muitas vezes eles dependem do poder público para se locomover e viver com maior segurança”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado.

Todas as propostas feitas na conferência foram relatadas em documento e serão encaminhadas aos órgãos e setores públicos competentes para que sejam estipuladas ações de mudança.

 

Galeria de Fotos

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS