Fique atento a princípio de incêndios
11/09/2019
A Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (FUCAM) alerta sobre o risco das queimadas, que começaram a ser registradas no interior, podendo atingir casas, animais e vegetação na zona rural. Na tarde desta terça-feira, dia 10, foi registrado um incêndio acidental em uma área de 1 hectare, localizada no início da zona rural do município. Por conta do difícil acesso ao local, não foi possível utilizar água para combater o incêndio, por isso, foi utilizado batedores.

De acordo com o comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Camboriú, Walter Pereira de Mendonça Neto, os cuidados de prevenção ao combate a incêndios devem ser tomados não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano. “Esse problema de incêndio em vegetação é muito decorrente em nosso Estado, por isso, orientamos a população que não inicie queimadas, principalmente a colocação de fogo em lixo, terrenos e pastagens, uma vez que a ação pode ocasionar graves acidentes, considerando que o vento no local costuma propagar as chamas e causar danos irreparáveis”, explicou.

Segundo o tenente, deve-se evitar ainda queima de lixo em terrenos, acender fogueiras em áreas de vegetação, além de não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que por vezes passa despercebida e pode resultar em incêndios. “Nunca se sabe a proporção que isso pode tomar, muitas vezes uma pequena queima de lixo pode sair do controle e causar danos irreparáveis”, salientou.

A presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha, lembra que um incêndio pode começar por inúmeros motivos, por isso, é muito importante saber a sua origem. “Precisamos reforçar os cuidados necessários de prevenção de incêndios, pois vale lembrar que a queima é proibida. Mesmo em área rural, especialmente nos plantios de eucalipto, é preciso fazer a retirada das folhas secas que caem e ficam em baixo das árvores, pois é um material extremamente inflamável”, ressaltou.

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. A tentativa de combate às chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados. Sem os devidos cuidados, o individuo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor.

Considerando os riscos à vida, bens materiais e ao meio ambiente, a principal orientação é evitar o início do fogo, em quaisquer circunstâncias.

- Evite queimadas, seja para plantio ou queimadas de lixo, em áreas próximas a vegetação ou terrenos;
- Não jogue cigarros em áreas próximas a rodovias;
- Não acenda fogueiras;
- Esteja atento para instalações elétricas mal feitas ou sem manutenção, próximas a áreas florestais.

Prefeitura de Camboriú

Galeria de Fotos