Secretaria de Obras recebe Novembro Azul
26/11/2019
O Novembro Azul em Camboriú segue realizando diversas atividades para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e diagnóstico precoce. Com participação efetiva de cerca de 50 servidores, na tarde de segunda-feira, dia 25, Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), promoveu uma palestra com médico e membro titular da Sociedade de Urologia, dr Adriano Maia Siqueira na sede da Secretaria de Obras.

O local é o de maior concentração do público masculino, dentre os servidores públicos municipais, e na ocasião os participantes tiraram suas dúvidas. “A prevenção é muito importante, pois quando a busca é feita e o diagnóstico é precoce as  chances de cura são de mais de 90%, com o mínimo de efeitos colaterais possíveis”, explicou o palestrante.

Conforme a secretária de Saúde Elisama de Freitas, o objetivo foi sensibilizar sobre a importância dos exames de antígeno prostático específico (PSA) e toque, para se obter o diagnóstico precoce. “Como o próprio médico esclareceu, não há dúvidas de que com o diagnóstico precoce é possível fazer o tratamento correto e alcançar a cura, por isso, seguimos firmes na multiplicação das ações e informações, pois, da mesma forma que aconteceu no Outubro Rosa, compreendemos que só assim haverá maior adesão à causa e conscientização do público alvo”, ponderou.
Para o secretário de Obras, Alexandre Silveira, o alerta é necessário, pois falar sobre este assunto faz com que se quebre tabus que os homens tem referente a este tema. “Porque as mulheres sempre cuidam da saúde, mas os homens tem medo? Isso precisa mudar e precisamos cuidar mais de nossa saúde’, ressaltou.

Conscientização na Terceira Idade

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, foi realizado na última semana ainda, no Centro de Multiplo Uso Alice Testoni Gomes, no bairro Areias, uma palestra com o médico dr Leandro Guedes para os idosos do município.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Margareth Cadore, durante a palestra os homens ouviram com atenção as explicações do profissional da saúde e puderam esclarecer suas dúvidas. O evento contou ainda com a equipe de Saúde Bucal e Atenção Básica, que montaram estandes para conversar com os idosos e falar também de prevenção nas mais diversas áreas da saúde.

No dia 28, às 18h a palestra será na unidade do tabuleiro, dentro da programação do horário estendido, com o médico do programa IST/AIDS dr. Marcelo Marques Costa.
 A psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, reforça a importância de “irmos de encontro às demandas existentes, ou seja, não dá apenas para esperar que os pacientes procurem o consultório médico, especialmente quando se trata saúde, pois a prevenção pode salvar vidas”.

Confira as datas e unidades que contarão com horário estendido, das 17h às 21h.

No dia 27 a unidade do Cedro atenderá novamente em horário diferenciado. No dia 27 a unidade do Areias terá atendimento diferenciado. Já no dia 28 é a vez das unidades do CAIC, Taboleiro e Conde.  A unidade de saúde do Santa Regina atenderá no dia 29 e também 30, sendo um sábado das 8h às 12h.

Prefeitura de Camboriú
(47) 3365-9500