Notícias

Projeto Aperfeiçoando Saberes de Camboriú realiza primeiras capacitações
10/02/2020
Compartilhar:
Camboriú não para! Entre os dias 31 de janeiro até o dia 4 de fevereiro, foi realizado o primeiro ciclo de encontros formativos de 2020 do Projeto Aperfeiçoando Saberes, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Camboriú. Desta vez, a formação foi voltada aos profissionais dos anos finais da rede municipal de ensino, nos mesmos moldes do projeto realizado ao longo de 2019, com servidores da Educação Infantil e Anos Iniciais.
 
“É com muita alegria e satisfação que iniciamos o ano com este projeto que já é um grande sucesso, pois desde seu inicio já contemplou centenas de servidores da educação em seu primeiro ano e agora está expandindo para os profissionais dos Anos Finais”, ressaltou Alecxandra Vitorassi Rosa, Secretária Municipal de Educação.
 
No dia 31, diretoras, fonoaudiólogas, psicólogas e psicopedagogos, além de supervisores e orientadores escolares, participaram do primeiro encontro do ano, que contou com a palestra da mestra e doutora em Educação, Ilisabet Pradi Krames, onde abordou-se os desafios e possibilidades do cotidiano escolar. Objetivo foi incentivar e mobilizar ações das equipes de suporte pedagógico e administrativo, no sentido de observar os desafios da escola e conseguir, dentro de seu próprio grupo, alternativas de como solucionar e trabalhar esses obstáculos. Para trabalhar esses conceitos, dinâmicas e atividades foram realizadas com os profissionais.
 
“Se a própria escola não detecta quais são os seus desafios, dificilmente ele encontrará possibilidades. Precisamos pensar na escola, identificando problemas, pensando soluções e estabelecendo parcerias com quem está fora dela”, ponderou a palestrante Ilisabet.
 
Já entre os dias 3 e 4 de fevereiro, coube à formadora de Anos Finais do projeto, Rosângela Valentim Ferreira da Silva, conduzir os encontros, elaborando junto aos supervisores e orientadores escolares as agendas dos especialistas educacionais, o detalhamento do plano de aula, assim como a acolhida dos professores e alunos nas escolas, além do estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
O projeto, Aperfeiçoando Saberes realiza formações mensais ao longo do ano letivo com profissionais da rede municipal de ensino. Iniciado em 2019, com encontros formativos realizados com professores dos Anos Iniciais, foi dado início a partir do segundo semestre, os encontros formativos voltados aos profissionais da Educação Infantil e professores dos Anos Finais, assim como as aulas de Braille e Libras, que passaram a integrar o projeto. A partir de 2020, orientadores educacionais e supervisores dos anos finais também serão contemplados, recebendo uma formação específica.
 
Prefeitura de Camboriú
Assessoria de Imprensa 
(47) 3365-9500

 

Todos os direitos reservadosPrefeitura de Camboriú / Santa CatarinaPrefeitura de Camboriú / Santa Catarina
Desenvolvido por BRSIS