Saúde de Camboriú realiza palestras sobre prevenção de gravidez na adolescência
21/02/2020

A Secretaria de Saúde Camboriú, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com o Centro de Diagnóstico e Tratamento (CEDIT) e representantes da Estratégia e Saúde da Família (ESF), está realizando palestras para os alunos a partir dos 9º anos das escolas municipais e estaduais de Camboriú. Na quinta-feira, dia 20, foi a vez das escolas Alcuino Gonçalo Vieira, no Taboleiro e Professor Amadio Dalago, no Cedro e Arthur Schimann, Centro, receberem as equipes da saúde. Ao todo, cerca de 550 alunos puderam ouvir as informações dos profissionais e tirar suas dúvidas sobre o tema. Nesta sexta-feira, dia 21 é a vez na escola Professor Mário Garcia, no Lídia Duarte.

“É muito satisfatório esta integração com os jovens, pois esta aproximação dos profissionais da saúde no ambiente escolar traz mais segurança a eles, fazendo com que se sintam à vontade para debater e tirar suas dúvidas, refletindo assim melhor sobre o tema”, ressaltou a psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz.

As palestras abordam sobre os impactos da gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na ocasião os profissionais abrem espaço para um bate papo de reflexão sobre o tema e os jovens podem apresentar suas dúvidas.

A programação acontece durante todo o mês de fevereiro. No dia 27 será a vez do Instituto Federal Catarinense (IFC) e na escola Professor José Arantes receberem as equipes. No dia 28 a ação será novamente na escola Professor José Arantes. No dia 5 de março serão as escolas Professora Maria Terezinha Garcia e Anita Bernardes Ganancini.

Unidade de Saúde
Mesmo sem a presença dos pais ou responsáveis, os adolescentes a partir de 15 anos podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se informar sobre os cuidados em saúde, e em conversa com os profissionais, podendo assim diminuir dúvidas e ansiedade, tornando-se mais seguros e confiantes sobre seu desenvolvimento afetivo e direitos sexuais. “Os profissionais podem auxiliar os jovens de forma adequada, como por exemplo, no caso de início da vida sexual, pode-se orientar sobre os métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração e até mesmo alertar sobre as IST’s”, pondera a enfermeira e coordenadora do CEDIT, Alessandra de Deus Silva.

Todas as unidades de saúde de Camboriú podem oferecer informações sobre as IST’s, tratamentos, realização de testes rápidos e em caso de gravidez sobre o pré-natal.

Horário estendido
Lembrando que todos os meses as unidades de saúde têm dias específicos a qual acontecem os atendimentos em horário estendido, das 17h às 21h. No dia 26 será a vez da unidade do Areias. Já no dia 27 será às vezes das unidades do Taboleiro e CAIC.

Prefeitura de Camboriú
(47) 3365-9500